sábado, 29 de março de 2008


Itaú receberá recursos para efetivar feira da agricultura familiar
Representantes dos dezessete municípios que fazem parte do território da cidadania – Sertão do Apodi se reuniram ontem a tarde, extraordinariamente na Câmara Municipal de Caraúbas, afim de discutirem e deliberarem a aplicação dos recursos do Pronaf Infra-estrutura 2008.
O professor Leonildes Oliveira representando o município de Itaú, através da Ong Oeste Vivo desde o ano de 2005, com direito a voz e a voto, vem discutindo políticas públicas para fortalecimento dessa região.
Na reunião de ontem não foi diferente das outras, durante sua fala Leonildes Oliveira ressaltou a importância do trabalho dos territórios idealizado no governo Lula e com a injeção do Projeto Dom Helder Câmara – PDHC, que vem alocando recursos para serem implementados nas comunidades e assentamentos rurais dessa região, além da assistência técnica dadas pelas ongs, traduz em uma nova forma de encaminhar as políticas públicas.
“Todas as pessoas envolvidas nesse projeto têm a compreensão de que esse é um modelo ideal de desenvolvimento e que deve continuar no atual e futuros governos, pois há a participação e decisão popular”, relata Leonildes Oliveira.
Partindo disso, o professor Leonildes Oliveira, reafirmou a participação no comitê e relembrou aos presentes a necessidade da continuidade de um projeto nos moldes do atual, além de pedir a inclusão dos 7 municípios que não tem ações diretas do PDHC ( Itaú, Severiano Melo, Messias Targino, Paraú, Rodolfo Fernandes, Patú e Triunfo Potiguar), vir a usufruir dessas ações que melhoram a qualidade de vidas das pessoas.
“Com o lançamento dos Territórios da Cidadania pelo Presidente Lula no final de fevereiro, acreditamos que diversas ações chegarão nos nossos municípios, através dos 17 ministérios do Governo Federal, de forma conjunta, articulada e controlada pelo comitê”, finaliza Leonildes Oliveira.
Ainda, na reunião de ontem foi discutido e deliberado recursos da ordem 1.100.000,00 (Hum milhão e cem mil reais), investimentos do Pronaf Infra-Estrutura, para este ano de 2008, onde o representante de Itaú, Leonildes Oliveira assegurou para o município de Itaú um investimento de 30 mil reais, para apoio a implantação da feira agro ecológica. Esse recurso virá através da Prefeitura Municipal Itaú e será utilizado para montagem da infra-estrutura necessária para realização desse evento.
Outro beneficio conquistado para nossa região é a instalação de uma usina de beneficiamento do leite e a construção de cinco tanques para resfriamento do mesmo. O comitê durante sua reunião de ontem definiu a cidade de Umarizal como sede da usina e as Campo Grande, Janduis, Messias Targino com tanques de resfriamento do leite.

Nenhum comentário: