terça-feira, 18 de março de 2008

Dep. Fernando Mineiro - PT
COOPERHAF constrói casas populares com apoio dos Governos Federal e Estadual
Na manhã desta terça feira, 18 de março, a Assessoria do Deputado Fernando Mineiro, participou de uma reunião com representantes da Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar – COOPERHAF, ligada a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte- FETRAF/RN, e com o novo Secretário titular da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistências Social – SETHAS, o advogado Fabian Saraiva Maia.
A reunião teve o objetivo de apresentar para o Secretário, o Projeto de construção de casas populares em áreas rurais para agricultores familiares de menor renda. Os dirigentes da COOPERHAF solicitaram do Secretário Fabian Saraiva Maia agilidade na liberação dos recursos, que garantem a contrapartida do Governo do estado para construção de 200 casas populares.
Segundo José Mota , coordenador da COOPERHAF, o Governo Federal através do Programa de Habitação Social – PSH , já liberou a sua parte no acordo firmado, faltando apenas o montante que cabe ao Governo do estado. No Projeto, que já está sendo executado pela COOPERHAF, para cada casa construída o Governo Federal entra com 5 mil reais e o Governo do estado com 2,5 mil reais, totalizando um total de 7,5 mil reais o valor de cada residência.
As casas são erguidas com a participação de seus beneficiários, que se envolvem em todo o processo de construção. Através do Projeto também são ministradas oficinas de cidadania e cursos para construção de hortas e pomares no terreno de cada moradia, como forma de alternativa de renda para as famílias.
O Mandato do Deputado Fernando Mineiro acompanhará todo o desenvolvimento das negociações em torno do Projeto apresentado pela FETRAF/RN e COOPERHAF ao Governo do estado. O Secretário Fabian Saraiva afirmou que terça feira, dia 25 de março, dará uma resposta sobre a liberação dos recursos referentes a contra parte do Governo do estado. A COOPERHAF aproveitou a reunião e solicitou um posicionamento do Governo do estado em relação a uma continuidade da parceria para a construção de mais 700 casas populares em áreas rurais, o Secretário titular da SETHAS, disse que até o dia 31 de março convocaria os dirigentes da COOPERHAF para discutir a viabilidade dessa proposta.
Fonte: mensagem encaminhada pelo Mandato Cidadão ao grupo de e-mail da Fetraf

Nenhum comentário: