segunda-feira, 24 de março de 2008

Coordenador Geral da FETRAF-RN pratica a Nova Agricultura com Grupo Produtivo de Gostoso



João Cabral de Lira - Coordenador da Fetraf/RN
O dia de São José este ano foi ainda mais especial para um grupo de 07 agricultores(as) de São Miguel do Gostoso. É que no dia 19/03/2008, um grupo de mulheres e jovens produtores de hortaliças orgânicas dacomunidade rural de Tabua recebeu em sua horta coletiva, além da chuva de São José, a presença e a força de trabalho do Coordenador Geral da FETRAF-RN, João Cabral de Lira. Ele conheceu e elogiou o trabalho de transição agroecológica do grupo. Botou a mão na massa e trabalhou pra valer na produção do composto orgânico para adubação da horta. João Cabral é agricultor assentado em São Paulo do Potengi e um defensor contumáz da agroecologia.
Grupo de Agricultores Familiares
"É esse tipo de ação que a FETRAF-RN prega e incentiva que seus sindicatos realizem cada vez mais. O Novo Sindicato que propomos é esse que está aonde o seu agricultor e a sua agricultora estão, fazendo acontecer a Nova Agricultura (agroecologica). Temos que apoiar e participar da vida, da produção e da comercialização dos produtos das famílias agricultoras que representamos", enfatizou Cabral.







O dia de campo foi coordenado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Miguel do Gostoso, nas pessoas de seu Vice-Presidente, João Pedro da Silva, e seu técnico agrícola, Jubenick Pereira. "Aqui em Gostoso nós estamos trabalhando para levar a nossa opção de desenvolvimento sustentável à prática: melhorar a qualidade de vida das famílias agricultoras e a sua inclusão sócio-política, gerar uma renda digna e viável para elas e promover o equilíbrio ambiental",comentou Jubenick. Participaram do mutirão 04 jovens agricultores e 03 agricultoras adultas. Todos ficaram muito surpresos e gratificados de verem o Presidente da Federação dos Trabalhadores(as) na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (FETRAF/RN) trabalhando ao seu lado. Também ficaram encantados com os novos conhecimentos: "... a gente já fez várias vezes o composto orgânico, mas agora a gente tá vendo que nesse daqui o técnico tá dando mais informações... desse jeito que ele faz o adubo vai ficar muito melhor... é disso que a gente tá precisando, mais conhecimento pra melhorar a produção", comentou D. Mariazinha, uma das líderes do Grupo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que legal Tabua! Me faz ficar ainda mais com saudades. Um abraço forte pra as mulheres.