sexta-feira, 7 de março de 2008





AGRICULTORES DE BREJINHO/RN PARTICIPAM DE ESTUDO DOS CADERNOS 01 E 02
Escrito por Meriele Miorando - Jornalismo Cooperhaf
quarta, 05 março 2008

A Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares do estado do Rio Grande do Norte (Cooperhaf/RN), realizou no último dia 26.02, estudo dos cadernos metodológicos 01 e 02 do projeto “Caprichando a Morada” com os agricultores beneficiários do PSH (Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social).

O estudo aconteceu no município de Brejinho, na Escola Municipal Djalma Marinho, na comunidade rural Lagoa da Ema e foi ministrado pelo engenheiro civil da Cooperhaf/RN, Jonas Israel Catão Rodrigues e pelo coordenador Municipal de Habitação, José Wytemberg da Silva Lima. O caderno 01 tem como tema: “Habitação Rural: Conheça os Caminhos”, e traz assuntos como o financiamento habitacional; a origem dos recursos; e os programas de habitação que são: PSH; Crédito Solidário – FDS (Fundo de Desenvolvimento Social); e Programa Carta de Crédito FGTS – Operações Coletivas. O caderno 01 também faz uma apresentação sobre a Fetraf (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar) e Cooperhaf; e explica sobre a origem dos recursos e as parcerias. Também faz um breve relato sobre o projeto Caprichando a Morada.
Já o caderno 02 tem como tema “Orientações para a Construção Habitacional”, e dentre os assuntos, faz um breve comentário sobre a posição da obra e as unidades de medida. Também apresenta modelos para as construções de casas novas e comenta sobre reformas e ampliações das mesmas. Este caderno possui dicas construtivas para ampliação e reformas, como emendas de paredes, pisos e assoalhos, pinturas e coberturas; e dicas para a construção de casa; como a escolha e compra de materiais, e apresenta os passos para a implementação do projeto Caprichando a Morada.
Segundo o engenheiro Jonas, durante os estudos, foram dados alguns encaminhamentos, dentre eles, formar uma comissão para a compra de materiais de construções e ficou de responsabilidade das famílias organizarem o local onde vai ser construída a agrovila. “Estou muito feliz por essa oportunidade de construir a nossa nova casa, pois atualmente estou morando de favor e agora com a atuação do sindicato através da cooperativa de habitação em parceria com a prefeitura vou realizar o sonho da casa própria”, falou o agricultor Antonio Aquino da Silva.

O coordenador Municipal de Habitação, ressaltou a importância da parceria com a prefeitura que liberou contrapartida no valor de R$ 3.800 e doou o terreno para a construção das casas, se comprometendo ainda a construir uma praça para o laser dos moradores. “É gratificante para o sindicato estar fazendo parte deste projeto e dando os passos rumo a qualidade de vida no campo através da moradia digna. Enfrentamos muitos obstáculos, mas estamos conseguindo resultados maravilhosos que nos estimulam a lutar por esta causa. São resultados obtidos graças as parcerias, especialmente com a prefeitura que tem sido de grande importância para nós”.
Após o estudo dos cadernos, aconteceu a visita ao local onde as casas serão construídas. O engenheiro civil da Cooperhaf/RN aproveitou para fazer as medições da área. Esteve presente no evento, a 1ª Secretária do Sindicato, Joselene Felinto de Carvalho; o 2º Tesoureiro João Irineu Gomes; o agente de saúde, José Arlino Amancio da Silva, além dos beneficiários e pedreiros.

Nenhum comentário: