sábado, 29 de março de 2008


Itaú receberá recursos para efetivar feira da agricultura familiar
Representantes dos dezessete municípios que fazem parte do território da cidadania – Sertão do Apodi se reuniram ontem a tarde, extraordinariamente na Câmara Municipal de Caraúbas, afim de discutirem e deliberarem a aplicação dos recursos do Pronaf Infra-estrutura 2008.
O professor Leonildes Oliveira representando o município de Itaú, através da Ong Oeste Vivo desde o ano de 2005, com direito a voz e a voto, vem discutindo políticas públicas para fortalecimento dessa região.
Na reunião de ontem não foi diferente das outras, durante sua fala Leonildes Oliveira ressaltou a importância do trabalho dos territórios idealizado no governo Lula e com a injeção do Projeto Dom Helder Câmara – PDHC, que vem alocando recursos para serem implementados nas comunidades e assentamentos rurais dessa região, além da assistência técnica dadas pelas ongs, traduz em uma nova forma de encaminhar as políticas públicas.
“Todas as pessoas envolvidas nesse projeto têm a compreensão de que esse é um modelo ideal de desenvolvimento e que deve continuar no atual e futuros governos, pois há a participação e decisão popular”, relata Leonildes Oliveira.
Partindo disso, o professor Leonildes Oliveira, reafirmou a participação no comitê e relembrou aos presentes a necessidade da continuidade de um projeto nos moldes do atual, além de pedir a inclusão dos 7 municípios que não tem ações diretas do PDHC ( Itaú, Severiano Melo, Messias Targino, Paraú, Rodolfo Fernandes, Patú e Triunfo Potiguar), vir a usufruir dessas ações que melhoram a qualidade de vidas das pessoas.
“Com o lançamento dos Territórios da Cidadania pelo Presidente Lula no final de fevereiro, acreditamos que diversas ações chegarão nos nossos municípios, através dos 17 ministérios do Governo Federal, de forma conjunta, articulada e controlada pelo comitê”, finaliza Leonildes Oliveira.
Ainda, na reunião de ontem foi discutido e deliberado recursos da ordem 1.100.000,00 (Hum milhão e cem mil reais), investimentos do Pronaf Infra-Estrutura, para este ano de 2008, onde o representante de Itaú, Leonildes Oliveira assegurou para o município de Itaú um investimento de 30 mil reais, para apoio a implantação da feira agro ecológica. Esse recurso virá através da Prefeitura Municipal Itaú e será utilizado para montagem da infra-estrutura necessária para realização desse evento.
Outro beneficio conquistado para nossa região é a instalação de uma usina de beneficiamento do leite e a construção de cinco tanques para resfriamento do mesmo. O comitê durante sua reunião de ontem definiu a cidade de Umarizal como sede da usina e as Campo Grande, Janduis, Messias Targino com tanques de resfriamento do leite.
12 famílias contempladas com habitação vão definir inicio de obras domingo.
Será realizado neste domingo dia (30/03), a partir das 8:30 da manhã, na sede do Sindicato dos Trabalhadores rurais, uma reunião com as 12 famílias que foram beneficiadas na primeira etapa do Programa de Habitação Rural da Cooperhaf/RN. Segundo informou o Coordenador Municipal de Habitação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Messias Targino, Pôla Pinto, a reunião será para definir os membros da comissão que vão acompanhar a compra do material de construção.

Objetivo do programa é melhorá as condições de moradia na zona rural do município.
Outra definição será o inicio das obras, já que o recurso está liberado dependendo da agilidade do município. Pôla Pinto, informou que já foi feito o trabalho de locação dos terrenos, onde serão construídas as unidades habitacionais do Programa de Habitação Rural. “As locações das casas foram feitas através de GPS, com a presença de cada beneficiário”, esclareceu Pôla Pinto.


Avaliação positiva do governo Lula atinge maior nível desde 2003, diz CNI/Ibope
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva registrou avaliação positiva de 58% em março deste ano, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira.
O índice é o mais alto desde março de 2003, primeiro ano de Lula na Presidência da República. Somente 11% dos entrevistados avaliaram o governo federal como ruim ou péssimo, enquanto 30% consideraram a condução do governo como "regular".
Em dezembro de 2007, na última edição da pesquisa CNI/Ibope, a avaliação do governo foi de 51%. Em março de 2003, o índice de aprovação ao governo federal também foi de 51% - o que foi considerado pela CNI/Ibope como um crescimento considerável para a avaliação do governo federal.
Já a aprovação ao presidente Lula também cresceu em março deste ano. No total, 73% dos entrevistados aprovam a maneira do presidente governar o país. O índice também foi o segundo melhor registrado pela pesquisa.
Somente em março de 2003, a avaliação pessoal do presidente obteve índice maior, de 75%. Em março do ano passado, a avaliação de Lula foi aprovada por 55% dos entrevistados.


Confiança


No mesmo índice de crescimento, a confiança no presidente registrou índice de 68%, enquanto apenas 28% dos entrevistados afirmaram que não confiam em Lula.
Em dezembro do ano passado, o índice de confiança no presidente foi de 60%. Já em abril de 2006, o índice registrou 62%.
Segundo a CNI/Ibope, o movimento expressivo das avaliações positivas também repercutiu na expectativa em relação ao segundo mandato de Lula.
Dos entrevistados, 42% afirmaram que o atual mandato de Lula está sendo melhor que primeiro.
O percentual dos que consideram o segundo mandato pior que o primeiro caiu de 21% em dezembro para 16%.
A pesquisa ouviu 2.002 pessoas entre os dias 19 e 23 de março, em 141 municípios. A margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos.

sexta-feira, 28 de março de 2008


Esse é o amigo João do PT, de Severiano Melo



Um petista de luta e compromisso com o povo de seu município.
Tenho tido muitas alegrias este ano! A cada dia acontecem coisas que me fazem refletir acerca da minha vida enquanto militante do movimento social. Sabemos que viver na vida em favor do próximo demanda tempo, dinheiro e disposição para o bem servir. Neste contexto, encontramos outros atores que nos fazem refletir mais profundamente sobre as situações vividas no nosso cotidiano.
Lembrando de um grande amigo que figura comigo neste movimento a serviço do bem comum e que está aniversariando. Refiro-me a João Batista (João do PT), de Severiano melo.
Tenho plena certeza que a sua estada aqui neste planeta, tem um propósito especial, pois o mesmo dedica a sua vida, quase que integralmente, a serviço da humanidade. A sua maneira de agir, com o seu jeito sincero, alegre e divertido, transmite paz, harmonia, conhecimento e segurança para quem o rodeia no labor diário.
João Batista, eu e o movimento social que defendo tanto esperamos que esta data possa perdurar por muitos e muitos anos, e que a sua disposição de trabalhar e servir, sobretudo ao povo de sua querida Severiano Melo, transponha os obstáculos que a vida te impõe.


Feliz aniversário amigo! E que a Paz possa povoar a sua mente e os seus!





Pôla Pinto.

Assembléia geral

Agricultores e agricultoras de Gostoso escolheram a FETRAF/RN

O Sintraf - Gostoso realizou uma assembléia geral e extraordinária com seus filiados(as), na quarta feira (26), para discutir a adesão à proposta do Novo Sindicato e da Nova agricultura, propostos pela Fetraf/RN. A proposta concisa, real, sincera e proficua da Federação dos trabalhadores(as) na agricultura familiar do Rio Grande do Norte, foi aceita por unanimidade pelos presentes que concordaram com a adesão definitiva ao modelo fetrafiano de fazer sindicalismo.
“Foi uma opção pelo apoio ao Novo Sindicato e à Nova Agricultura que a FETRAF propõe e vem demonstrando aqui junto da gente. A gente se identifica com essa proposta de um sindicato cidadão e uma agricultura ecológica e viável. A FETRAF/RN já provou que está onde a nossa família agricultora está e precisa da nossa ajuda”, argumentou o presidente do sindicato, Iranildo Bezerra da Silva, perante à assembléia.


Presidente do Sintraf de Gostoso - Iranildo Bezerra


De acordo com o Coordenador da Fetraf/RN, João cabral de Lira, a adesão do Sintraf de São Miguel do Gostoso, prova que a Fetraf tem uma proposta diferente e continuará lutando pela conquista de mais adesões por todo o Estado. " A Fetraf/RN tem uma proposta real e sem demagogia, porque entende que é possível fazer um sindicalismo onde os atores principais sejam os(as) próprios(as) agricultores(as) familiares, e desta forma, estimulá-los a praticar a nova agricultura, que consiste em participar da luta e produzir agroecologicamente", comenta João cabral. O coordenador ainda comenta que outros sindicatos no Estado estão em processso de adesão à Fetraf/RN.

Presidente Iranildo Bezerra discutindo com os(as) agricultores(as) familiares
Representando a executiva da FETRAF-RN esteve presente em Gostoso o seu coordenador geral, João Cabral de Lira, que acolheu com entusiasmo o mais novo sindicato da federação, parabenizou a coragem da nova diretoria em optar pelo NOVO e convidou a todos e todas para construir coletivamente esse novo modelo na prática do dia-a-dia das famílias agricultoras de São Miguel, do Rio G. do Norte e do Brasil.

Participantes do seminário
Regional Mato Grande discutiu Auto-sustentação
Seguindo uma agenda proposta no Seminário estadual de Auto-sustentação financeira, realizado em Natal no início deste mês, a Fetraf/RN está realizando seminários em diversas regiões de sua jurisdição.
Desta feita a região do mato grande reralizou o seu I Seminário Regional de Autosustentação. A reunião aconteceu na sede do sindicato de São Miguel do Gostoso nesta quinta-feira, 27 de março de 2008, para discutir e encaminhar soluções de auto-sustentabilidade para a ação dos sindicatos e da federação.
Participaram os sindicatos de Touros, Pedra Grande, Pureza e Gostoso. O sindicato de Bento Fernandes, que também é do mato grande, por questões de ordem geográfica, optou por participar da reunião do regional potengi, que acontecerá no próximo dia 31/03, em São Paulo do Potengi.
O seminário teve a coordenação de João Cabral de Lira, coordenador geral da FETRAF-RN, e dos também diretores da federação: Eliziel Barbosa da Silva (Touros) e Leonardo Inácio da Silva (Pureza).
Assim como na reunião da região canavieira, o debate em Gostoso foi bastante rico, pois discutiu as prioridades estratégicas da FETRAF e seu projeto de construção do Novo Sindicato e Nova Agricultura que seguem trs eixos: finanças, identidade e comunicação.


Ao final do encontro, como no primeiro regional, o mato grande aderiu à proposta do Planejamento Estratégico Participativo (PEP) e do Seminário Estadual de Auto-sustentação definindo, por unanimidade os seguintes encaminhamentos:
1) - prioridade para a resolução do desconto dos aposentados;
2) - aumento da contribuição mensal dos sindicatos até dezembro de 2008, com arrecadação via débito automático bancário; e,
3)_ realização de novo Seminário Estadual de Auto-sustentação em janeiro de 2009, para avaliação e novas medidas.



O próximo seminário acontecerá em São Paulo do Potengi no dia 31/03. O médio Oeste se reunirá em Governador Dix-Sept Rosado no dia 02/04, para fazer as suas discurssões acerca do novo sindicato e da nova agricultura, propostos pela Fetraf/RN.
Hoje é mais um dia feliz

Hoje quero pedir licença aos meus caros leitores, para falar de algo muito especial para mim. Nada melhor do que amanhecer o dia com a sensação de alegria, de felicidade, de júbilo pela passagem de mais um ano de vida. É assim que me sinto ao completar mais um aniversário.Quero aproveitar este momento sublime, para dizer, do âmago do meu ser, que hoje, 28 de março de 2008, me sinto realizado pelas conquistas obtidas, e pelos percalços passados que serviram de aprendizado na minha vida.Nasci em uma família humilde, onde a disciplina, o respeito e o amor ao próximo, sempre estiveram presentes como princípios fundamentais. A minha mãe, que se mudou para o plano espiritual há 19 anos, ensinou-me que para viver feliz, faz-se necessário transmitir felicidade antes de tudo; para ser amado, é necessário amar sem esperar o retorno imediato e, para ser servido, é preciso servir sem cessar.Tenho lutado incessantemente para que estes ensinamentos sejam colocados em prática no labor diário. Com isto, o sentimento de vitória está presente rotineiramente, levando-me a confirmação de que a minha genitora tinha razão.

Aparecida e João Batista

Jamais esquecerei de lembrar que nesta data, alguém por quem tenho um amor sublime, também aniversaria. A minha irmã Aparecida Oliveira merece um destaque especial, pois teria dificuldades para descrever, como seria a minha vida sem a presença deste ser angelical, iluminado. “Saiba Minha linda princesa, sem você, o mundo seria opaco”.Tenho construído muitas amizades, e desejo sinceramente, continuar a serviço do bem, pois entendo que só assim, ajudarei a melhorar o mundo.


João Batista de carvalho.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Sindicatos e Fóruns ligados a FETRAF-RN se reuniram em Messias Targino.
lideranças sindicais da região (Foto - João do PT)
Os representantes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais dos municípios de Upanema, Janduis, Governador Dix-sept Rosado, Apodi, Messias Targino e do Sintraf-Oeste que compreendem os municípios de Severiano Melo, Itaú, Rodolfo Fernandes, Riacho da Cruz, Taboleiro Grande e São Francisco do Oeste e dos Fóruns da Agricultura Familiar do município de Campo Grande ligados a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN), da região do Médio Oeste, estiveram reunidos na quarta-feira, (26/03), no município de Messias Targino, na reunião ordinária regional da Fetraf-rn, onde foi discutido e feito o planejamento das as ações para este ano.Segundo Pôla Pinto, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Messias Targino, o planejamento foi construído em três eixos de atuação sendo, Comunicação, Organização e Eleições Municipais, onde foram programadas diversas atividades para serem desenvolvidas durante este ano. Os trabalho do planejamento foi coordenado pelo Professor e dirigentes Leonildes Basílio, de Itaú e João Batista de Severiano Melo.A reunião aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Messias Targino, com a participação de mais de dez municípios, que compõem a regional da federação. Da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Messias Targino, participaram Pôla Pinto, Tibério Carias, Manoel Cardoso Neto e Verá Lucia Dantas. No dia 24 de Abril, os dirigentes da Fetraf Regional estarão se reunindo novamente em Severiano Melo.

quarta-feira, 26 de março de 2008


COOPERHAF/RN NEGOCIA CONTRAPARTIDA COM O GOVERNO DO ESTADO PARA 700 HABITAÇÕES RURAIS EM 2008
Escrito por Meriele Miorando - Jornalismo Cooperhaf
quinta, 20 março 2008
Durante esta terça-feira (18/03), representantes da Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares do estado do Rio Grande do Norte (Cooperhaf/RN) estiveram participando de audiência com o Secretário de Trabalho, Habitação e Assistência Social da Sethas, Fabian Saraiva Maia. A reunião teve como pauta a liberação dos recursos do PSH (Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social) de 2007 e negociação para o PSH 2008.
Estiveram presentes na audiência, além do Secretário, o coordenador Estadual de Habitação da Cooperhaf/RN, José Mota da Silva Junior e a assistente social, Kely Cristian Rafael Bezerra; o coordenador de Organização de Políticas Sindical da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf/RN), Dário Fortunato da Silva; e o assessor Denis Dantas Vieira, do deputado Estadual Fernando Mineiro.
Segundo o coordenador da Cooperhaf/RN, foi solicitado na reunião a contrapartida para o PSH 2007 no valor de R$ 49.500,00 e que vai beneficiar 198 agricultores familiares do estado. Também foi negociado o recurso da contrapartida do PSH 2008 no valor de R$ 1.750.000,00. “Para 2008 queremos beneficiar 700 agricultores familiares e o Secretário se comprometeu em nos dar uma posição sobre este repasse de recurso do PSH 2008 até o próximo dia 31 de março. Esperamos que esse recurso seja liberado, pois nossos agricultores familiares estão vivendo em condições precárias e essa realidade precisa ser mudada”, destacou José Mota.
Quanto ao recurso do PSH 2007, o coordenador afirmou que a Cooperhaf/RN receberá a resposta até o próximo dia 25 de março. Durante a reunião José Mota fez um relato sobre a Cooperhaf (metas e objetivos) e entregou um kit de cadernos metodológicos ao Secretário, bem como o relatório de atividades da cooperativa de 2006 e 2007. Logo em seguida a assistente social falou sobre o trabalho social do projeto Caprichando a Morada.
Sociedade civil organizada e Governo discutem licitação para aquisição do leite com recursos do PAA

Na manhã desta terça feira, 25 de março, no Centro Administrativo do Governo do Estado, a Assessoria do Mandato do Deputado Estadual Fernando Mineiro participou de uma reunião com representantes da Articulação do Semi-Árido – ASA Potiguar, Igreja Católica, FETRAF, FETARN, MDA, EMATER e SETHAS, através do Secretário Fabian Saraiva e da nova Coordenadora do Programa do Leite Jaiane Dantas da Silva.
Um único assunto dominou a pauta da reunião: a licitação para aquisição do leite a ser adquirido com recursos do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, cerca de 50 mil litros de leite, junto a agricultores familiares com fornecimento diário de até 100 litros .
Em relação à abertura do processo licitatório para o PAA Leite e seus critéçrios de inclusão para os agricultores familiares, chegou-se a conclusão que com exceção do estudo realizado pelo Mandato do Deputado Fernando Mineiro, que utilizando-se das planilhas de prestação de contas das empresas a SETHAS, tabulou uma série de informações referentes a quantidade e a origem do fornecimento ao Programa do Leite, nenhuma outra instituição da sociedade civil ou do Governo dispõe de dados sistematizados sobre o número de agricultores familiares com capacidade para fornecer leite ao Programa de Aquisição de Alimentos, através do Programa do Leite no estado. Para ter acesso a todo o Relatório do Programa do Leite entre no
www.mineiropt.com.br e clique em Perfil dos Fornecedores do Programa do Leite no RN.
O representante da ASA Potiguar, Procópio Ferreira, sugeriu que o Mandato do Deputado Fernando Mineiro encaminhe para a SETHAS os dados referentes, especificamente, à tabulação do número de fornecedores dos 45 municípios identificados pelo Ministério do Desenvolvimento Social- MDS como prioritários para a atuação inicial do PAA no Rio Grande do Norte. Segundo o representante da ASA Potiguar, esses dados, juntamente com outras informações que possam ser utilizadas pelos Conselhos do Fundo Municipal de Apoio Comunitário - FUMAC e/ou pelos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural e Sustentável em cada um dos municípios, podem contribuir para a identificação e seleção dos agricultores familiares aptos a participarem do PAA Leite no estado.
A próxima reunião sobre o controle social do PAA ficou agendada para terça feira, 1 de abril, às 8:30 horas, na SETHAS localizada no Centro Administrativo do Governo do estado. A reunião terá como pauta a apresentação da proposta da SETHAS com a estratégia e o cronograma para o processo de identificação dos agricultores familiares aptos a participarem do PAA Leite no Rio Grande do Norte.
Executiva da FETRAF-RN faz
Seminários Regionais de Auto-sustentação

A direção executiva da FETRAF-RN iniciou hoje, 25/03/2008, em Canguaretama, o Ciclo de Seminários Regionais sobre Auto-sustentação. Esse primeiro seminário reuniu representantes de todos os sindicatos do regional canavieiro: Montanhas, Pedro Velho, Santo Antônio, Espírito Santo, Jundiá, Brejinho e Canguaretama. O evento faz parte das ações priorizadas no Planejamento Estratégico Participativo 2008-2010 (PEP) e foi coordenado pelos diretores executivos: Maria Avanael, João Cabral e Dário Fortunato.
participantes do seminário
No seminário foram discutidos os 03 temas estratégicos da entidade para os próximos 03 anos: finanças, identidade e comunicação. Viu-se que há muito o que ser feito e conquistado para colocar em prática o Novo Sindicato e a Nova Agricultura que tanto se tem sonhado e que inspiraram a criação da FETRAF. “A FETRAF é aquilo que cada sindicato é, o que cada sindicalista faz e o quanto cada agricultor(a) estiver disposto(a) a desembolsar pela proposta de uma nova agricultura viável e ecológica e um novo sindicato presente na sua vida, promovendo sua cidadania. É essa a cara da FETRAF que a gente quer construir e isso só se faz com muita vontade política e muito esforço, inclusive financeiro!” Comentou João Cabral, coordenador geral da FETRAF-RN, concluindo o espírito que animou o rico debate.
Ao final do encontro foi firmado entre os sindicatos e a executiva da FETRAF-RN um forte compromisso coletivo. Todos e todas se responsabilizaram pela manutenção da entidade numa condição de exercer uma ação mais efetiva, contínua e sistemática de construção do NOVO (novo sindicato e nova agricultura) junto às suas bases. Junto às vidas e aos processos de produção-comercialização de suas famílias agricultoras. Neste sentido, foram redefinidas (ampliadas) as contribuições financeiras mensais de cada sindicato para a entidade estadual, as quais serão feitas por débito bancário automático a partir de abril.
Os seminários regionais terão a seguinte seqüência: Mato Grande, em 27/03; Potengi, em 31/03 e Oeste, em 02/04. A expectativa é que a mesma riqueza de debate e de propósitos identificados nos sindicatos canavieiros se repita nos demais regionais.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Coordenador Geral da FETRAF-RN pratica a Nova Agricultura com Grupo Produtivo de Gostoso



João Cabral de Lira - Coordenador da Fetraf/RN
O dia de São José este ano foi ainda mais especial para um grupo de 07 agricultores(as) de São Miguel do Gostoso. É que no dia 19/03/2008, um grupo de mulheres e jovens produtores de hortaliças orgânicas dacomunidade rural de Tabua recebeu em sua horta coletiva, além da chuva de São José, a presença e a força de trabalho do Coordenador Geral da FETRAF-RN, João Cabral de Lira. Ele conheceu e elogiou o trabalho de transição agroecológica do grupo. Botou a mão na massa e trabalhou pra valer na produção do composto orgânico para adubação da horta. João Cabral é agricultor assentado em São Paulo do Potengi e um defensor contumáz da agroecologia.
Grupo de Agricultores Familiares
"É esse tipo de ação que a FETRAF-RN prega e incentiva que seus sindicatos realizem cada vez mais. O Novo Sindicato que propomos é esse que está aonde o seu agricultor e a sua agricultora estão, fazendo acontecer a Nova Agricultura (agroecologica). Temos que apoiar e participar da vida, da produção e da comercialização dos produtos das famílias agricultoras que representamos", enfatizou Cabral.







O dia de campo foi coordenado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Miguel do Gostoso, nas pessoas de seu Vice-Presidente, João Pedro da Silva, e seu técnico agrícola, Jubenick Pereira. "Aqui em Gostoso nós estamos trabalhando para levar a nossa opção de desenvolvimento sustentável à prática: melhorar a qualidade de vida das famílias agricultoras e a sua inclusão sócio-política, gerar uma renda digna e viável para elas e promover o equilíbrio ambiental",comentou Jubenick. Participaram do mutirão 04 jovens agricultores e 03 agricultoras adultas. Todos ficaram muito surpresos e gratificados de verem o Presidente da Federação dos Trabalhadores(as) na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (FETRAF/RN) trabalhando ao seu lado. Também ficaram encantados com os novos conhecimentos: "... a gente já fez várias vezes o composto orgânico, mas agora a gente tá vendo que nesse daqui o técnico tá dando mais informações... desse jeito que ele faz o adubo vai ficar muito melhor... é disso que a gente tá precisando, mais conhecimento pra melhorar a produção", comentou D. Mariazinha, uma das líderes do Grupo.

quinta-feira, 20 de março de 2008

O aniversariante
Feliz aniversário João Cabral
Ao longo do dia, descobri que tenho um leque de amigos de uma extensão singular. Dentro desta plêiade de luz, encontro João Cabral de Lira, que por coincidência, aniversaria no mesmo dia que Pôla Pinto, portanto, hoje.
A vida deste cidadão tem sido um palco iluminado, onde os refletores transbordam luz que são aspergidas em direção às pessoas que se encontram ao seu redor.
Agricultor inveterado, defensor contumaz do novo sindicalismo, da liberdade de expressão e da igualdade entre os homens, este homem sempre honrou os compromissos assumidos.
A Fetraf/RN está de parabéns por ter um diretor de tamanha grandeza, que por ser assim, inunda as mentes dos seus seguidores com idéias propositivas, rumo à reconstrução de um mundo, sobremaneira, destruido pela desigualdade social.

Parabenizo João Cabral de Lira, mas nós é que comemoramos pelo presente que Deus nos deu, pois, este sim, é um cidadão de valor.

João Batista - Presidente do Sintraf-Oeste.
Pôla, o aniversariante do dia
spaço para um amigo especial
Existem pessoas no mundo, que parecem ter vindo iluminadas e destinadas a servir ao próximo.
A principal meta, consiste em aglutinar os conhecimentos acerca da vida e destiná-los em prol de outrem. Nunca podemos presumir os atos de alguém que tem em mente o bem ao próximo, a competência, a responsabilidade o desejo de servir como princípios e ideais de vida.
Genésio Francisco Pinto Neto (Pôla Pinto) resume tudo isso em sua prática diária. Pois, pelo tempo de convivência que tenho com o mesmo nas lidas diárias do movimento social, percebo que Pôla se destaca como sendo algúem que contribuiu e contribuirá para a melhoria, tão sonhada do nosso mundo.
A Cidade de Messias Targino, está de parabéns por ter um filho tão especial como Pôla Pinto. A Câmara Municipal e a Prefeitura, igualmente, devem se orgulhar desta importante e participante personalidade política, já que o memso tem sido essencial na condução da política local.
Como amigo e conhecedor da sua luta, indicaria sem pestanejar, à Prefeita Shirley Targino, o nome do nosso nobre amigo Pôla para assumir a função de Vice Prefeito na chapa vencedora do Próximo pleito eleitoral, pois entendo que todos ganhariam com esta iniciativa de tão estimada grandeza.
Parabéns Pôla Pinto, e que a Paz possa perdurar na sua família durante a sua existencia aqui na terra.

terça-feira, 18 de março de 2008

Casa em ponto de cobertura

Engenheiros civil e de produção visitam obras em São Miguel do Gostoso
O engenheiro civil da COOPERHAF, Jonas Catão, visitou hoje (18/03/08) as obras das habitações rurais que estão sendo construídas em São Miguel do Gostoso/RN. O Projeto de Habitação Rural acontece em Gostoso sob aresponsabilidade do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, na pessoa do seu Coordenador Municipal de Habitação, Jubenick Pereira. Trata-se de uma parceria entre os governos federal e estadual e osagricultores familiares organizados no Sitema NacionalFETRAF/COOPERHAF.
Acompanhou a visita o engenheiro de produção e assessor da FETRAF-RN, Hildemar Peixoto, que é residente e militante político no município. Foi uma visita de acompanhamento técnico às obras nas comunidades de Tábua e Mundo Novo.
Das 12 casas previstas, 02 estão avançadas na construção (em ponto de cobertura) e outras 06 estão para começar na próxima semana. Foram realizadas as medições parciais das obras e seus registros fotográficos, além da localização geográfica por GPS.
Residencia atual da família e o local da nova casa
Segundo Hildemar Peixoto, o mais importante é que a partir das conversas com as famílias beneficiárias, é possível aprender com as suas experiências. Estas, geram várias sugestões, aprendizados e correções de rumo para as obras já em execução e, principalmente, para as que vão começar. "Conversar com estas famílias é de fundamental importância, pois estas pessoas quando participam, desabrocham os seus conhecimentos, ora incubados pela falta de oportunidades", diz Hildemar. O mesmo ainda avalia que o dia foi muito proveitoso e produtivo.
Dep. Fernando Mineiro - PT
COOPERHAF constrói casas populares com apoio dos Governos Federal e Estadual
Na manhã desta terça feira, 18 de março, a Assessoria do Deputado Fernando Mineiro, participou de uma reunião com representantes da Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar – COOPERHAF, ligada a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte- FETRAF/RN, e com o novo Secretário titular da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistências Social – SETHAS, o advogado Fabian Saraiva Maia.
A reunião teve o objetivo de apresentar para o Secretário, o Projeto de construção de casas populares em áreas rurais para agricultores familiares de menor renda. Os dirigentes da COOPERHAF solicitaram do Secretário Fabian Saraiva Maia agilidade na liberação dos recursos, que garantem a contrapartida do Governo do estado para construção de 200 casas populares.
Segundo José Mota , coordenador da COOPERHAF, o Governo Federal através do Programa de Habitação Social – PSH , já liberou a sua parte no acordo firmado, faltando apenas o montante que cabe ao Governo do estado. No Projeto, que já está sendo executado pela COOPERHAF, para cada casa construída o Governo Federal entra com 5 mil reais e o Governo do estado com 2,5 mil reais, totalizando um total de 7,5 mil reais o valor de cada residência.
As casas são erguidas com a participação de seus beneficiários, que se envolvem em todo o processo de construção. Através do Projeto também são ministradas oficinas de cidadania e cursos para construção de hortas e pomares no terreno de cada moradia, como forma de alternativa de renda para as famílias.
O Mandato do Deputado Fernando Mineiro acompanhará todo o desenvolvimento das negociações em torno do Projeto apresentado pela FETRAF/RN e COOPERHAF ao Governo do estado. O Secretário Fabian Saraiva afirmou que terça feira, dia 25 de março, dará uma resposta sobre a liberação dos recursos referentes a contra parte do Governo do estado. A COOPERHAF aproveitou a reunião e solicitou um posicionamento do Governo do estado em relação a uma continuidade da parceria para a construção de mais 700 casas populares em áreas rurais, o Secretário titular da SETHAS, disse que até o dia 31 de março convocaria os dirigentes da COOPERHAF para discutir a viabilidade dessa proposta.
Fonte: mensagem encaminhada pelo Mandato Cidadão ao grupo de e-mail da Fetraf

sábado, 15 de março de 2008

Presidente do Sintraf-Oeste participará de Seminário de economia solidária
João Batista, Presidente do Sintraf-Oeste, participará hoje do seminário de economia que acontecerá em Caraúbas. O encontro vai discutir a economia solidária que, por si só, se apresenta como uma forma viável de produção e melhoramento da vida das pessoas, principalmente por ser uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano - e não do capital - de base associativista e cooperativista, voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços, de modo autogerido, tendo como finalidade a reprodução ampliada da vida. Assim, nesta economia, o trabalho se transforma num meio de libertação humana dentro de um processo de democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão alienante e assalariada das relações do trabalho capitalista.Além disso, a Economia Solidária possui uma finalidade multidimensional, isto é, envolve a dimensão social, econômica, política, ecológica e cultural. Isto porque, além da visão econômica de geração de trabalho e renda, as experiências de Economia Solidária se projetam no espaço público, no qual estão inseridas, tendo como perspectiva a construção de um ambiente socialmente justo e sustentável; vale ressaltar: a Economia Solidária não se confunde com o chamado "Terceiro Setor" que substitui o Estado nas suas obrigações legais e inibe a emancipação de trabalhadoras e trabalhadores, enquanto sujeitos protagonistas de direitos. A Economia Solidária reafirma, assim, a emergência de atores sociais, ou seja, a emancipação de trabalhadoras e trabalhadores como sujeitos históricos.
Além do Presidente do Sintraf-Oeste, estará presente Maria Alice Jó (coordenadora financeira da Sub-Sede deste sindicato em Rodolfo Fernandes).

sexta-feira, 14 de março de 2008

Hildemar Peixoto

Seminário de Auto-sustentação financeira da FETRAF/RN foi um sucesso

Reunidos em Natal, 30 dirigentes da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar – FETRAF-RN discutiram a viabilidade de ações e estabeleceram metas para a auto-sustentação da Agricultura Familiar Potiguar.

O encontro foi realizado pela coordenação da FETRAF/RN com o apoio do grupo gerencial do Planejamento Estratégico Participativo da instituição, sobre as orientações do Assessor técnico Hildemar Peixoto(foto).

O seminário foi encerrado com um artigo, de muito bom grado, que Hildemar escreveu acerca nova agricultura familiar, que faço questão de reproduzí-lo a seguir, na íntegra.



FETRAF-RN Propõe uma Nova Agricultura


Por Hildemar Peixoto


Nossa pequena agricultura na região semi-árida tá correndo sério risco de se acabar. Num estado em que 90% do seu território é semi-árido, o sertão chega no mar, é urgente que a gente pense e demonstre na prática novas alternativas que sejam sustentáveis para as famílias produtoras, para o meio ambiente e para toda a sociedade potiguar”. Essa afirmativa é do Coordenador Geral da FETRAF/RN, João Cabral de Lira). O mesmo expressa a preocupação da Federação com os destinos da agricultura familiar no Rio Grande do Norte. “Cada vez mais os membros mais jovens das nossas famílias agricultoras são levados a se afastarem, sem retorno, da atividade. Isso vem acontecendo a 20, 30 anos. Onde é que nós vamos parar...?”, complementa Cabral.

Como em quase todo o resto do país, os pequenos agricultores daqui sofrem dessa dificuldade já crônica: a desestruturação das famílias, o desvinculamento de seus membros da atividade produtiva na agricultura. O êxodo rural tem hoje outra conotação, as pessoas saem da agricultura, da atividade produtiva no campo, mesmo permanecendo na sua localidade rural ou na sede urbana do seu município.
Em que pese a grande importância quantitativa e nutricional dos alimentos produzidos pelos agricultores familiares para a mesa dos brasileiros, a verdade é que estes produtores só auferem, quando muito, cerca de 5 a 10% do valor final de seus produtos (valor pago pelo consumidor, na ponta). O grande filão das cadeias produtivas oriundas da agricultura familiar fica na mão dos grandes atravessadores e distribuidores (nos comercializadores), cerca de 60 a 70%. Essa perspectiva de renda muito baixa da atividade tem desestimulado as famílias, até mesmo, a não investirem sua mão-de-obra na tradicional produção do próprio alimento (subsistência e segurança alimentar).
A Agricultura Familiar é responsável em média por 70 a 80% da cesta básica que alimenta os brasileiros. Não é à toa que o lema estampado na bandeira da FETRAF diz: “Agricultura Familiar, as mãos que alimentam a nação”. Mas, a produção de alimentos no mundo é hoje uma das grandes fronteiras do capital internacional. Infelizmente, a opção de quem quer rapidamente aumentar seu capital produzindo alimentos pra todo mundo, no mundo inteiro e ao mesmo tempo, não é exatamente pela Vida, pelo equilíbrio ecológico ou pela saúde do planeta. Trata-se de uma das atividades mais agressivas ao meio ambiente. As áreas de matas e florestas derrubadas e os agrotóxicos usados em larga escala para produção de alimentos em escala mundial, são responsáveis em grande medida pelo buraco na camada de ozônio, pelo aquecimento global, pela degradação dos solos, pela extinção de nascentes de rios e de espécies, pelo êxodo rural, pelo inchaço e a violência crescentes, agora também nos pequenos centros urbanos, etc, etc.
A produção local sustentável de alimentos saudáveis, ao ser humanao e ao Planeta, é hoje uma questão estratégica de desenvolvimento para as regiões. Diz respeito à sobrevivência, tem a ver com a continuidade da Vida na Terra como a conhecemos hoje.
Felizmente, parte cada dia maior dos agricultores familiares, que produzem o seu e o nosso ‘alimento-de-cada-dia’ hoje já cultivam suas terras de forma sustentável: ecologicamente equilibrada, socialmente justa e economicamente viável. Trata-se da agroecologia, uma forma de viver e produzir da terra respeitando o equilíbrio natural dos ecossistemas, numa nova relação homem & natureza, de respeito, de interação, de inter-dependência. Essa produção de alimentos, pela agroecologia, é local, familiar, natural, orgânica, livre de agrotóxicos, ecologicamente equilibrada e geradora de autonomia nas economias dos pequenos e médios municípios. Por isso, fazer a opção, a adesão, ao consumo consciente dos produtos da agricultura familiar agroecológica e local é agir pela preservação e ampliação da Vida no Planeta.
“Aqui no Rio Grande do Norte tem muitos companheiros agricultores e agricultoras que já produzem e comercializam alimentos de forma ecológica. Temos várias experiências dessas nas bases da FETRAF-RN. Queremos oferecer para a sociedade potiguar a opção de uma alimentação saudável, ecológica e por um preço justo pra os dois lados. Precisamos aproximar o consumidor do produtor para que todos tenham melhor qualidade de vida”, comenta Cabral, e conclui: “uma nova agricultura, agroecológica, local e viável é necessária e possível!”


Hildemar Peixoto está aplicando o Planejamento Estratégico Participativo na FETRAF/RN

quarta-feira, 12 de março de 2008


Fetraf/RN realiza seminário de auto sustentação financeira

Acontecerá durante os dias de hoje e amanhã o 1º Seminário de Auto Sustentação Financeira da Fetraf/RN. O evento está sendo organizado pela coordenação estadual da Instituição, em parceria com o Grupo Gerencial do Planejamento Estratégico Participativo na sua sede em Natal.
Para este evento foram convidados os dirigentes dos maiores Sindicatos ligados a Fetraf/RN, e que estes, servirão como propagadores das discussões que serão feitas durante o encontro.
De acordo com o Coordenador estadual da Fetraf/RN, já estão programados mais 04 seminários a nível regional, sendo 02 ainda neste mês e mais dois no início de abril. João Cabral ainda comenta, que a Fetraf/RN está passando por um novo momento, pois a cada dia estão aparecendo novos adeptos do novo modelo sindical praticado pela mesma. “Precisamos nos adequar as novas exigências que este “NOVO” nos impõe, e isto já está sendo feito, a partir do momento que começamos aplicar a metodologia do Planejamento Estratégico Participativo e criamos o Grupo Gerencial que nos tem dado um suporte dentro do planejamento deste ano”, comenta o Coordenador.
O Grupo Gerencial(foto), é composto por um representante de cada região, além do Coordenador Geral, João Cabral e o Assessor/consultor Hidemar Peixoto. Este Grupo vem se reunindo regularmente e tem apontado diversas ações para a solução dos problemas da instituição, e um deles é a realização desse seminário que abordará assunto inerentes as questões financeiras dos Sindicatos e da própria Federação.
Presidente do Sintraf-Oeste destaca importância de Seminário

O Presidente do Sintraf-Oeste, que também faz parte do Grupo Gerencial da Fetraf/RN, destaca a importância da realização do Seminário de Auto Sustentação Financeira que a Fetraf/RN está realizando nestes dois dias. Para João Batista, este evento é de suma importância para a Fetraf e seus adeptos, pois a partir desta realização, o grupo de dirigentes sindicais ligados a Federação, terão mais subsídios para trabalharem nas suas bases no que se refere à questão de finanças.
João Batista comenta ainda, que o encontro foi programado para que os participantes possam entender a situação positiva e crescente porque passa a nossa Federação, e dentro dessa lógica, ajudarem a construir o novo sindicalismo que sempre sonhamos. E conclui dizendo que “não podemos ficar parados esperando que as coisas aconteçam, pois quem visualiza muitos obstáculos, é porque desviou a atenção de seus objetivos”.

sábado, 8 de março de 2008

Grupo Gerencial da Fetraf/RN se reuniu mais uma vez
Como já é do conhecimento de todos, a Fetraf/RN está vivendo um momento diferente no que se refere ao seu planejamento anual. O assessor/consultor Hildemar Peixoto está implantando, junto a Diretoria da instituição, o PEP (Planejamento Estratégico Participativo), que é uma metodologia de planejamento baseado em uma experiência exitosa do instituto Cajamar. Para tanto, foi criado um grupo gerencial que é formado por 01 representante de cada região, além do Coordenador geral e do próprio assessor.
Este grupo vem se reunindo regularmente, e nessas reuniões, vem-se discutindo uma Linha de pensamento focada nos problemas cruciais da instituição e conseqüentemente na descoberta de suas soluções.
Algumas ações já foram implementadas pelo grupo gerencial e uma delas está voltada para a questão da comunicação através da criação do Blog da Fetraf/RN, que vale lembrar, está com um sucesso estrondoso de público. Outras não menos importantes estão acontecendo, como por exemplo, o seminário de auto-sustentação financeira, que será realizado na próxima semana, além de uma agenda profícua ao longo deste ano.
“A Fetraf/RN não comporta mais a idéia da passividade, pois é uma instituição legitimamente constituída e voltada para a defesa e aprimoramento dos agricultores familiares. Dessa forma, pensamos que temos que avançar rumo ao futuro, e só conseguiremos isso se tivermos um “norte” a seguir, e isto está sendo descoberto com o PEP”, afirma o Coordenador Geral da Fetraf/RN, João Cabral de Lira.

sexta-feira, 7 de março de 2008





AGRICULTORES DE BREJINHO/RN PARTICIPAM DE ESTUDO DOS CADERNOS 01 E 02
Escrito por Meriele Miorando - Jornalismo Cooperhaf
quarta, 05 março 2008

A Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares do estado do Rio Grande do Norte (Cooperhaf/RN), realizou no último dia 26.02, estudo dos cadernos metodológicos 01 e 02 do projeto “Caprichando a Morada” com os agricultores beneficiários do PSH (Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social).

O estudo aconteceu no município de Brejinho, na Escola Municipal Djalma Marinho, na comunidade rural Lagoa da Ema e foi ministrado pelo engenheiro civil da Cooperhaf/RN, Jonas Israel Catão Rodrigues e pelo coordenador Municipal de Habitação, José Wytemberg da Silva Lima. O caderno 01 tem como tema: “Habitação Rural: Conheça os Caminhos”, e traz assuntos como o financiamento habitacional; a origem dos recursos; e os programas de habitação que são: PSH; Crédito Solidário – FDS (Fundo de Desenvolvimento Social); e Programa Carta de Crédito FGTS – Operações Coletivas. O caderno 01 também faz uma apresentação sobre a Fetraf (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar) e Cooperhaf; e explica sobre a origem dos recursos e as parcerias. Também faz um breve relato sobre o projeto Caprichando a Morada.
Já o caderno 02 tem como tema “Orientações para a Construção Habitacional”, e dentre os assuntos, faz um breve comentário sobre a posição da obra e as unidades de medida. Também apresenta modelos para as construções de casas novas e comenta sobre reformas e ampliações das mesmas. Este caderno possui dicas construtivas para ampliação e reformas, como emendas de paredes, pisos e assoalhos, pinturas e coberturas; e dicas para a construção de casa; como a escolha e compra de materiais, e apresenta os passos para a implementação do projeto Caprichando a Morada.
Segundo o engenheiro Jonas, durante os estudos, foram dados alguns encaminhamentos, dentre eles, formar uma comissão para a compra de materiais de construções e ficou de responsabilidade das famílias organizarem o local onde vai ser construída a agrovila. “Estou muito feliz por essa oportunidade de construir a nossa nova casa, pois atualmente estou morando de favor e agora com a atuação do sindicato através da cooperativa de habitação em parceria com a prefeitura vou realizar o sonho da casa própria”, falou o agricultor Antonio Aquino da Silva.

O coordenador Municipal de Habitação, ressaltou a importância da parceria com a prefeitura que liberou contrapartida no valor de R$ 3.800 e doou o terreno para a construção das casas, se comprometendo ainda a construir uma praça para o laser dos moradores. “É gratificante para o sindicato estar fazendo parte deste projeto e dando os passos rumo a qualidade de vida no campo através da moradia digna. Enfrentamos muitos obstáculos, mas estamos conseguindo resultados maravilhosos que nos estimulam a lutar por esta causa. São resultados obtidos graças as parcerias, especialmente com a prefeitura que tem sido de grande importância para nós”.
Após o estudo dos cadernos, aconteceu a visita ao local onde as casas serão construídas. O engenheiro civil da Cooperhaf/RN aproveitou para fazer as medições da área. Esteve presente no evento, a 1ª Secretária do Sindicato, Joselene Felinto de Carvalho; o 2º Tesoureiro João Irineu Gomes; o agente de saúde, José Arlino Amancio da Silva, além dos beneficiários e pedreiros.

Dirigentes de Sindicato participaram de capacitação do INSS.
O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Messias Targino Pôla Pinto e o Coordenador da Comissão Municipal de jovens do Sindicato Tibério Carias Dantas participaram na quinta-feira (06/03), em Mossoró, de uma capacitação promovida pela Gerencia do INSS de Mossoró, onde mais de 100 dirigentes de Sindicatos Rurais participaram do encontro.Segundo Pôla Pinto, o principal objetivo da capacitação, foi sobre a elaboração da declaração de comprovação de atividade rural para fins de concessão de benefícios que é emitida pelo Sindicato. O encontro foi ministrado por Isabel Cristina Sobral, que é chefe de Divisão do Reconhecimento do Direito Previdenciário do INSS Nacional. ”Foi um encontro muito importante para estarmos atualizados das mudanças que vem ocorrendo no sistema de concessão da previdência rural”, avaliou Pôla Pinto.
Dirigentes durante a reunião


Sindicatos e fóruns ligados a FETRAF-RN se reuniram em Apodi.
Os representantes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais e Fóruns da Agricultura Familiar dos municípios de Upanema, Janduis, Messias Targino, Apodi, e Campo Grande, ligados a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN) da Região do Médio Oeste, estiveram reunidos na quarta-feira, (05/03), em mais uma reunião ordinária regional da Fetraf-RN, em Apodi.
Segundo Pôla Pinto (foto), presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Messias Targino, durante a reunião foi discutido o processo eleitoral dos sindicatos de Apodi e Upanema, que acontecerá este ano. Em Apodi a eleição será no mês de Abril, já em Upanema só no final do ano. O representante da FETRAF-RN na executiva da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Rio Grande do Norte informou que as plenárias municipais estavam programadas para serem realizados estes mês foram adiadas para Maio. Já a plenária estadual ficou para o mês de Junho. Outra discussão foi referente ao Programa de Habitação Rural da FETRAF-RN, que vem sendo desenvolvendo na região oeste e no estado.Também foi discutida a participação dos dirigentes sindicais no processo eleitoral deste ano, onde vários sindicalistas disputarão vagas tanto para o legislativo como para o executivo. Eleger um maior número de representantes da agricultura familiar está entre as prioridades da regional.


O Agente de Desenvolvimento do Programa Brasil Local do Governo Federal, que é ligado ao Sindicato de Apodi, fez uma apresentação do programa que trabalha o desenvolvimento e economia solidária. A próxima reunião da Fetraf da regional será dia 26 de Março, em Messias Targino, onde será feito o planejamento das ações para este ano. De Messias Targino partciparam da reunião Pôla Pinto e Manoel Cardoso Neto membros da diretoria do Sindicato.

domingo, 2 de março de 2008

Convenção do PMDB de Itaú sinaliza Leonildes Basílio do PT para Vice Prefeito

Foi realizado neste domingo em Itaú, a Convenção Municipal do PMDB para a renovação de seu Diretório municipal. O processo teve início às 9hs da manhã e encerrou-se por volta das 17hs, na Câmara Municipal de Itaú. Segundo o Presidente do Partido reeleito Dr. Neuremberg Fernades, houve um consenso onde permaneceu boa parte dos atuais membros do Diretório Municipal permanecendo, portanto, como Presidente Dr. Neuremberg Fernandes. O mesmo fez uma avaliação positiva dos trabalhos do Diretório Municipal do PMDB na cidade de Itaú, considerando os resultados das últimas eleições aqui no município, como um grande partido, que tem ilustres “velhos bacuraus” como o seu Deca Monteiro – ex-prefeito, exemplificou Neuremberg.Nas atividades da convenção, foi registrado as presenças dos presidentes do PT e PDT local e diversas lideranças da região, como é o caso do Prefeito de Portalegre – Euclides Pereira e do Prefeito de Felipe Guerra – Braz Costa, João Batista – Presidente do PT de Severiano Melo, Neto da Emater – ex-prefeito de Portalegre, dentre outros.Em nível de estado e nacional as lideranças que marcaram presença foram o Presidente do Senado Nacional – Garibaldi Alves Filho, Deputados Estaduais Leonardo Nogueira e Walter Alves. Durante sua fala o senador Presidente do Senado Federal, considerou o momento oportuno para levar o nome de Neuremberg Fernandes como candidato a Prefeito na próxima eleição, e ainda convidou o PT para indicar o nome do Professor Leonildes Oliveira como Vice, selando a chapa majoritária vencedora “PMDB-PT” para o pleito de 2008.O Presidente do PT – Leonildes Oliveira, fez uso da palavra e enalteceu o evento pela presença na Cidade do Presidente do Senado da República Federativa do Brasil, Garibaldi Alves, ainda acrescentou a parceria do PMDB a nível nacional com o Governo Lula e ressaltou: “Não poderia deixar de pedir, enquanto professor, ao Presidente do Senado, agilidade e empenho na aprovação do Projeto de Lei que regulamenta o Piso Salarial Nacional para os Professores”. Ainda acrescentou que precisamos no Município de um Prefeito que faça uma gestão transparente, democrática e popular.

Planejamento do Fórum da Agricultura Familiar de Messias Targino foi realizado.
Foi bastante participativo o planejamento das atividades do Fórum Municipal da Agricultura Familiar de Messias Targino para 2008, realizado durante a terça-feira (26/02), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Participaram as 16 Associações Rurais do município, que formam o Fórum.Os trabalhos de planejamento foram coordenados por representantes do Projeto PDA Carnaúba da Visão Mundial, Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e SEAPAC da Diocese de Mossoró.