terça-feira, 1 de abril de 2008

Regional Potengi aprova proposta de Auto-sustentação da FETRAF/RN

Nesta segunda-feira (31), 08 sindicatos do Potengi estiveram reunidos em São Paulo do Potengi no I Seminário Regional de Auto-sustentação, em resposta à convocação da executiva da FETRAF-RN. O encontro contou também com a participação especial da Vice-Presidente do sindicato de Campo Redondo, do Regional Trairi.

Seminário de Auto- sustentação Financeira do Potengi

O seminário teve como objetivo, discutir e encontrar soluções de autonomia financeira e de gestão para que a FETRAF-RN tenha uma AÇÃO sistemática, contínua e efetiva de construção do NOVO SINDICATO e da NOVA AGRICULTURA junto às suas bases (sindicatos e famílias agricultoras).
Os coordenadores executivos Josana Lima e João Cabral conduziram o encontro, com o apoio técnico do assessor Hildemar Peixoto. Segundo João Cabral de Lira, a Fetraf/RN, passa por um momento especial, principalmente pelo fato de estar realizando estes seminários, onde o novo modelo sindical é discutido e a nova agricultura é vivida. “O agricultor(a) familiar já estava cansado de receber as decisões prontas. Com a nossa proposta, nós vamos até ele e colocamos a "mão na massa", como fizemos em São Miguel do Gostoso (foto), e provamos que a idéia dar certo já que praticamos a idéia que defendemos", diz o coordenador João Cabral.
João Cabral com a mão na massa (nova agricultura posta em prática pela Fetraf/RN)
Os debates e encaminhamentos se deram na mesma linha dos dois primeiros Seminários. A novidade em relação aos seminários dos regionais canavieiro e mato grande, foi a entrega aos sindicatos, do cadastro do convênio com o Banco do Brasil para a implantação do débito automático das suas contribuições mensais para com a FETRAF. A proposta foi gerada nas discussões do I Seminário Estadual de Auto-sustentação, ocorrido em 12 e 13 de março na sede da Fetraf/RN em Natal. Agora, a partir do vencimento 04/2008, os sindicatos do Potengi e mais o de Campo Redondo e do Trairi, efetuarão as contribuições de forma automática, da conta corrente do sindicato para a conta da FETRAF-RN. A idéia é que todos os sindicatos da nova federação façam o mesmo nos próximos dias.
Os sindicatos do Potengi também já têm entre si uma contribuição mensal para atividades do Regional. Eles aproveitaram o mecanismo de débito automático instituído pela FETRAF/RN e decidiram efetuar seus descontos regionais junto com a contribuição mensal para a instituição.

Nenhum comentário: