sexta-feira, 4 de abril de 2008

Novo modelo de sindicalismo é destaque na região
Dentro do processo do novo sindicalismo que está sendo trabalhado pela Fetraf/RN, a criação do Sintraf-Oeste contribuiu de forma gigantesca para a construção de um novo modelo organizacional da região, inclusive já sendo considerado como experiência modelo em todo Estado e servindo como discussão para outras regiões.

Fundação
O Sintraf-Oeste (Sindicato Regional dos Agricultores(as) familiares de Severiano Melo, Itaú, Taboleiro Grande, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste e Riacho da cruz), foi criado no dia 08 de dezembro de 2007 por ocasião da realização do I Congresso regional da Agricultura familiar, ocorrido em Severiano melo. Em torno de 400 agricultores(as) Familiares oriundos destes 06 municípios, formaram o corpo de delegados ao congresso e que deliberaram pela criação do Sindicato. O processo de discussão do Sintraf-Oeste durou 02 anos, pelo fato de ser o primeiro no Estado e também por ter uma abrangência regional.
Congresso de Fundação do Sintraf-Oeste

Na última reunião da fetraf, discutiu-se a criação de outros Sintraf’s regionais, principalmente nas regiões do Vale do Açu e no entorno de Campo grande.

Meta
Segundo o sindicalista, João Batista, a primeira meta do Sintraf-Oeste foi desenvolver várias atividades voltadas para a formação, priorizando a questão da identidade do novo sindicalismo, que consiste na participação efetiva do(a) agricultor(a) familiar nas decisões da instituição e, sobretudo, na prática da produção agroecológica.


Ações do Sintraf-Oeste
Hoje o Sintraf-Oeste está totalmente legalizado e habilitado para desenvolver diversas políticas públicas. Algumas já estão em andamento, como:

Habitação
- Habitação, onde já temos 14 casas (10 em Severiano Melo e 04 em Itaú) em processo de construção e mais 115 cadastros oriundos dos municípios da base, que já estão na Cooperhaf/RN para serem aprovados;

Cisternas de placas
- Mobilização de famílias para a construção de 135 cisternas de placas do programa P1MC, além de outras que foram mobilizadas em parceria com o FUMAC para a construção de outras 80 cisternas;

Conab
- Organização dos agricultores(as) familiares para a compra da produção pela Conab;

Feira
- O Sintraf-Oeste conseguiu uma verba de R$ 30.000,00, advinda do Programa Territórios da Cidadania, que será destinada a construção da feira agroecológica do Município de Severiano Melo.

Nenhum comentário: